/> Ecológica de Salto: 2012-07-22

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Vale Festejar celebra a SBPC com programação cultural diferenciada


O projeto Vale Festejar, que completa 10 anos este ano e é patrocinado pela Vale, organizou uma programação especial para a 64ª edição da SBPC. A programação que vai até domingo (29 de julho) inclui quadrilhas juninas, tambores de crioula, companhias de teatro de rua, cacuriás, encontros de amos, danças portuguesas e grupos de bumba meu boi de vários sotaques.
Esta é a primeira vez que o projeto Vale Festejar, produzido pela Sacada Produção, amplia a sua programação para atender aos vários públicos que estão participando da SBPC.Por isso, não perca esta oportunidade de conhecer um pouco da cultura maranhense e da diversidade das manifestações culturais. Veja a programação de hoje:

TERCEIRA SEMANA
Quinta, 26 de Julho
19:00 Tambor de Apolônio
19:30 Boi Capricho de Bom Jesus
20:00 Boi Lírio de São João
20:45 Cacuriá de Dona Teté
21:30 Boi de Presidente Juscelino
22:30 Boi da Mocidade Axixaense
23:30 Boi de Ribamar
00:30 Boi Brilho da Ilha

Sexta, 27 de Julho
19:00 Dança Port. Império de Portugal /Maiobão
19:30 Tambor de Crioula do Pai
20:00 Boi Engenho de Pindaré
20:45 Boi Meu Tamarineiro
21:30 Boi de São Simão
22:30 Boi de Nina Rodrigues
23:30 Boi da Madre Deus
00:30 Boizinho Barrica

Sábado, 28 de Julho
19:00 Quadrilha Formosinha do Sertão
19:30 Boi Oriente
20:00 Grupo Piaçaba
20:45 Boi da Fé em Deus
21:30 Boi Mocidade de Pinheiro
22:30 Boi da Lua
23:30 Boi do Maracanã
00:30 Boi de Morros

Domingo, 29 de Julho
19:00 Banda do Bom Menino
19:30 Amos da Ilha
20:00 Amos da Baixada
20:45 Boi de Leonardo
21:30 Boi de Axixá
22:30 Boi da Floresta
23:30 Boi da Pindoba
00:30 Cia Barrica "Maranhão de Festejos"

Studio WM 2012

Com um toque na tela, é possível conhecer o Centro Histórico e as belezas dos Lençóis Maranhenses


kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Com um toque na tela, é possível conhecer o Centro Histórico e as belezas dos Lençóis.

Interatividade é a marca registrada do estande do Governo do Maranhão

Em tempos de realidade virtual, com um clique é possível mergulhar nas cachoeiras de Carolina, se transportar para o Centro Histórico de São Luís, conhecer as maravilhas dos Lençóis Maranhenses ou simplesmente aproveitar o cenário e fazer o registro fotográfico do momento. A interatividade está sendo a marca registrada no estande do Governo do Maranhão no pavilhão da ExpoT&C, na 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Assim que o visitante chega, é convidado a se transportar para universos diferentes, não com o estalar dos dedos, mas com toques na tela, que possibilitam essa mudança. Com os olhos na tela e os fones nos ouvidos, quem vai até o estande se encanta com o que vê. "Na verdade, eu não conheço os Lençóis Maranhenses, mas só observando um pouco disso aqui já dá vontade de ir até lá", disse a universitária Alana Terrão, do Pará.
Nos totens instalados, é possível observar também os trabalhos que são realizados pelo Governo do Maranhão em várias áreas. Fotografias também contam um pouco das atividades que foram desenvolvidas pelo governo em prol da ciência, da tecnologia e da divulgação dos saberes populares.
O estande montado na SBPC traz informações de todas as secretarias de governo. Com o objetivo de reunir informações dos serviços em um único lugar, o governo centralizou as informações em seu estande, que tem como diferencial a possibilidade da interação e das descobertas.
Cultura - Maranhenses e turistas se sentiram atraídos pela oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o estado. "A cultura maranhense chama a atenção de todos. Com esses vídeos interativos, a gente acaba tendo mais contato com nossa cultura. Acho que o que estamos vendo aqui poderia ser levado para outros pontos da cidade. É fantástico", elogiou a estudante maranhense Doriane da Silva.
O estudante de Engenharia Elétrica Alan Douglas, de 20 anos, adorou a iniciativa. Ele passou horas visitando virtualmente tudo o que queria saber sobre o Maranhão. "É a tecnologia divulgando a cultura local. E eu consegui descobrir que o estado é desenvolvido. Tem uma parte econômica e cultural forte. Me surpreendi muito", afirmou o estudante, que já fazia planos de voltar. "Quero voltar em breve, até porque todos aqui são gentis e hospitaleiros", frisou.
Em visita ao estande, a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, reforçou a importância de ações como a realizada na SBPC, em prol da difusão do conhecimento. "A ciência, tecnologia e informação perpassam todas as áreas do conhecimento, estando presentes em tudo no nosso dia a dia e a cultura. Nós estamos interligados totalmente e sempre trabalhamos com ações da cultura e da tecnologia", afirmou a secretária.