/> Ecológica de Salto: A Engenharia Ambiental e o Futuro do Planeta

domingo, 23 de janeiro de 2011

A Engenharia Ambiental e o Futuro do Planeta


A humanidade nunca poluiu tanto a água, o ar e o solo como tem feito agora. Conheça os grandes desafios do futuro e também como a engenharia ambiental pode contribuir para um mundo mais sustentável.

A Importância da Engenharia Ambiental no Mundo Atual

Até agora, o progresso da nossa sociedade trouxe sérios impactos sobre o planeta

As necessidades da sociedade humana de moradia, alimentos e energia desde tempos remotos vem transformando o nosso planeta.

Nos últimos 100 anos em especial, três fatores contruibuiram para acelearar ainda mais este impacto, aumentando os desafios da engenharia ambiental:

* Houve uma explosão populacional: em 1900 a população humana da terra que era de 1.650.000.000 de pessoas, em meados do ano 2000 passou de 6.000.000.000
* O desenvolvimento de novas formas de transporte tais como aviões e automóveis exigiram um aumento gigantesco na demanda de energia do planeta ( principalmente petróleo ), aumentando também a poluição
* Por fim, o aumento médio da qualidade de vida geral, fez com que o consumo mundial ( principalmente nos países ricos ) aumentasse muito, gerando uma quantidade de lixo nunca vista !

É neste cenário que o profissional de engenharia ambiental surge como um profissional cada vez mais importante, buscando sempre prevenir e evitar que o planeta seja ainda mais degradado e poluído.

Hoje em dia já começamos a sentir na pele as consequências dos últimos 100 anos de progresso acelerado e mal-planejado: os desastres naturais estão aumentando cada vez mais, a poluição das grandes cidades está deixando a população cada vez mais doente e a temperatura da terra está subindo.

Muita gente deve estar se perguntando: e será que ainda tem jeito ? Sim, claro que temos jeito !! E grande parte da solução está relacionada a gestão e engenharia ambiental.

O profissional de engenharia ambiental atuando no gerenciamento a emissão de poluição, planejando redes de saneamento, projetando sistemas de gestão e tratamento de lixo e avaliando riscos e compensações ambientais, pode contribuir ativamente para construirmos um planeta cada vez mais sustentável.

Contribuições que a Engenharia Ambiental pode dar para um Planeta mais Sustentável:

A Engenharia Ambiental e o Controle da Poluição da Água

Segundo o IBGE, nesta década, 98% dos municípios Brasileiros já contam com serviços de abastecimento de água potável nas torneiras e 99% já contam com coleta de lixo ( somente coleta, não envolvendo reciclagem ), no entanto, apenas 52% tem uma rede de tratamento de esgoto instalada.


A engenharia ambiental e o desafio da poluição das águas

Isso indica que os profissionais de engenharia ambiental e os governos tem um grande projeto pela frente: projetar e financiar redes de saneamento básico e gestão de recursos hidricos para mais de 2500 cidades e 90 milhões de habitantes.

Quanto mais o esgoto for recolhido e tratado, menos sujeira é jogada em rios e curso dágua, diminuindo a poluição.

A Engenharia Ambiental e o Controle da Poluição do Ar

Após a revolução industrial, o surgimento e uso do plástico em nível global e também devido a popularização dos automóveis a poluição no ar nunca foi tão intensa.

Além de contribuir para o aquecimento global, a poluição do ar também trás doenças para as pessoas e deteriora a qualidade ambiental de um modo geral prejudicando plantas e animais adaptados a condições climáticas melhores.


A Engenharia Ambiental e o Desafio da Poluição do Ar

Para ajudar a conter e acabar com a poluição do ar os profissionais de engenharia ambiental podem atuar estudando novas tecnologias para controle da qualidade do ar, podem atuar junto a indústria projetando fábricas e automóveis mais ecológicos e também ajudando no projeto de usinas de energia limpa que vão substituir tecnologias ancestrais tais como usinas de carvão e petróleo.

A Engenharia Ambiental e o Controle da Poluição do Solo

Com o crescimento descontrolado que as cidades tiveram nas últimas décadas, cada vez mais o solo foi sendo ocupado por asfalto, concreto e os rios foram sendo circulados por ruas, cenário que aumentou muito a quantidade de enchentes, principalmente em grandes metrópoles.

A engenharia ambiental tem no aspecto da poluição do solo outro grande desafio: ajudar no planejamento das cidades para que áreas verdes sejam preservadas e também ajudar a recuperar áreas já destruidas.



A Engenharia Ambiental e o Desafio da Poluição do Solo

Outra questão séria de poluição do solo a ser tratada pela engenharia ambiental no futuro é o lixo: tem se produzido cada vez mais lixo e temos cada vez menos lugares para joga-lo, neste caso só existe uma solução: reciclar !!

Através de um sistema eficiente de reciclagem e através de produtos e embalagens produzidos com materiais mais ecológicos, podemos reduzir drasticamente a quantidade de lixo produzido pelas cidades, tornando o solo cada vez melhor novamente.

Nenhum comentário: