/> Ecológica de Salto: Caminhada São Luís Sustentável na Av. Litorânea

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Caminhada São Luís Sustentável na Av. Litorânea

Caminhada São Luís Sustentável na Av. Litorânea
Dia 5 de dezembro - Domingo
Horário:as 8:00h
Onde: Av. Litorânea - Concentração no Parkinho

Evento:
Ação voluntária - Caminhada pela Vida, pela Praia
Galera do Kamaleao no Trio Elétrico

O Movimento Nossa São Luís e ICE-MA Promovem Ação de Voluntariado
O Movimento Nossa São Luis (MNSL) e o Programa Voluntariar, do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA), irão realizar no dia 05 de dezembro uma ação para sensibilizar a sociedade em favor do espaço público da cidade. Com o tema “São Luís Sustentável: Abrace sua cidade”, as atividades acontecerão das 8h às 12h, na Avenida Litorânea. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a prática de responsabilidade social nas
empresas através do voluntariado corporativo. Aproximadamente 20 empresas locais e 15 organizações sociais estão envolvidas neste evento.

A data é quando se comemora o Dia Internacional do Voluntariado e o lugar escolhido para a atividade de 2010 foi a Av. Litorânea, por ser um ponto turístico da cidade e o ambiente propício para um evento que tem como principal objetivo a conscientização da preservação ambiental de nossas praias. Para Daniel Madorra, coordenador do Observatório Social de São Luís, “este é um evento de valorização do espaço público e participação cidadã através do voluntariado. Onde empresas, cidadãos e voluntários contribuem para a construção de uma cidade melhor”. A coordenadora do Programa Voluntariar, Nazareth Garcêz acredita que “o evento acima de tudo tem um caráter educativo de levantar temas importantes para a sociedade, a proposta é que esta articulação contribua para encontrar formas e soluções coletivas para os desafios que a cidade enfrenta”, afirma.

Eventos como este evidenciam que as empresas estão mais sensíveis ao envolvimento em ações que tenham com objetivo a responsabilidade social. As empresas participarão do Voluntariar e estão com o foco atento ao futuro, pois sabem que se não auxiliarem na construção de uma mentalidade coletiva de preservação, haverá escassez de recursos e de ambientes que garantam o bem estar daqueles que permitem seu desenvolvimento
econômico. Outro fator importante a ser lembrado, é a participação de diversas organizações não-governamentais, da Promotoria de Justiça e da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social. Pela primeira vez, empresas, ONG´s e poder público estão unidos em uma ação onde todos são ao mesmo tempo voluntários e articuladores. Esse é um evento que busca a consciência sustentável de que as ações individuais influenciam na vida em sociedade.

A intenção do Observatório Social de São Luís, é unir forças e mostrar para a população ludovicense que vivemos todos em REDE.

No evento está previsto a abertura com um Aulão de alongamento e logo em seguida haverá a Caminhada Pela Vida, Pela Praia, a concentração será no parquinho da Av. Litorânea, às 8h. Após o início da programação os voluntários se distribuirão em cinco grupos. As ações de dividem em: Saúde em dia, onde serão mobilizados cidadãos comuns com informações sobre práticas que melhorem a qualidade de vida do metabolismo, seja na área do esporte/lazer, quanto na prevenção de doenças de pele ou sexuais. Outra é a Ação Criança protegida, que terá como foco ao combate ao Trabalho Infantil na praia. Informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente também serão repassados aos frequentadores da Litorânea.

O terceiro grupo participará da ação praia limpa, com distribuição de sacolas para câmbio de veículos, limpeza da orla, recolhimento do lixo e disponibilização de sacos de lixo nas barracas. O quarto irá compor a ação ambiente legal, possibilitando informações sobre desmatamento e queimadas na orla, reciclagem do lixo, exposição de artesanato com material reutilizado, bem como distribuição de mudas e orientação quanto às espécies de plantio.
Por fim, o quinto ajudará na ação blitz: sou responsável , a qual corresponde à uma série de atividades como distribuição de material das campanhas: “cinto de segurança e cadeirinha” e “se beber não dirija”. Haverá, também, a orientação para a reeducação de pedestres e condutores de veículos. Todas as ações irão ocorrer de forma simultânea. Abrace este movimento, seja sustentável.
Participe!

Nenhum comentário: