/> Ecológica de Salto: Maranhão e a Beija-flor em 2012

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Maranhão e a Beija-flor em 2012

Grupo Especial 

Por: Rodrigo Coutinho e Vicente Almeida


Depois de abocanhar o 12º título de sua história, a Beija-Flor começou a preparação para o próximo carnaval de forma arrebatadora. Com grande festa realizada em sua quadra na noite desta quarta-feira, a agremiação de Nilópolis apresentou o enredo ''São Luís - o poema encantado do Maranhão'‘, que de acordo com a sinopse lida no palco pelos membros da comissão de carnaval, Bira e Victor Santos, e a explicação do diretor de carnaval, Laíla, apresentará de maneira mística a história da capital maranhense.

Com portas abertas para a comunidade, a quadra da Beija-Flor recebeu bom público, que pôde acompanhar um pouco da cultura de São Luís através da apresentação dos grupos folclóricos maranhenses Boi Barrica e Santa Fé. Além da apresentação dos maranhenses, uma grande roda com cânticos em homenagem a todos os orixás e aos pretos-velhos emocionou os presentes, que estavam com velas e palmas nas mãos e deram início a uma pequena procissão dentro da quadra em direção à imagem de São Jorge.


De acordo com Laíla, a iniciativa tem como objetivo abrir os caminhos para mais um grande carnaval da escola de Nilópolis. No palco da quadra, o diretor de carnaval falou aos que reprimem essas manifestações religiosas dentro da escola.

- A Beija-Flor é escola de macumbeiro mesmo. Eu sou macumbeiro. O nosso lema é pregar a paz e o respeito. Hoje pedimos licença e proteção aos orixás. Não adianta as pessoas nos reprimirem e torcerem o nariz. O nosso barracão não pega fogo! Tem escola que só pensa em fazer carnaval e não se lembra de cuidar da parte espiritual. Na Beija-Flor temos muito respeito com isso – declarou Laíla.

O diretor de carnaval ainda lançou o novo slogan da escola: ''A paz reina em nossa tribo''. E explicou o que pediu aos membros da comissão de carnaval na elaboração da sinopse do enredo.

- Nós buscamos desenvolver na sinopse aquilo que vimos e sentimos no Maranhão, dando um conceito artístico ao tema. A orientação era explorar a originalidade do Maranhão. Vamos melhorar o nível do nosso desfile.


Já Victor Santos, que integra a comissão de carnaval ao lado de Fran Sérgio, Bira e André Cezari, deu mais detalhes do desenvolvimento do tema. Ele adiantou que Joãosinho Trinta, natural da capital maranhense, ganhará homenagem especial.

- Nós vamos apresentar como a cidade foi fundada, os primeiros povos que habitaram São Luís, mas tudo isso de uma maneira encantada, mística, mágica. Depois vamos passando pela história do lugar até chegar a São Luís de hoje. Vamos falar da riqueza da bauxita, da cidade que prospera que cresce e se desenvolve, mas a base é o misticismo. O Joãosinho Trinta terá um lugar todo especial. É uma figura que faz parte da história da Beija-Flor, além de ser maranhense. Ele simboliza como poucos o mistério e o encanto que o Maranhão tem – disse Victor.

do blog Maranhão Maravilha


Nenhum comentário: