/> Ecológica de Salto: Coleção inspirada no origami une alta tecnologia e sustentabilidade

sábado, 13 de novembro de 2010

Coleção inspirada no origami une alta tecnologia e sustentabilidade

Issey Myake é um  estilista Japonês  totalmente vinculado a  moda de vanguarda que criou a coleção  “132 5. Issey Miyake”,  “Acredito ser uma nova dimensão da moda que une técnicas e tecnologia apurada à sustentabilidade.” define.

Cada peça da coleção foi concebida através de um programa de computador de autoria do cientista da computação Junho Mitani, um pesquisador de métodos matemáticos através dos quais criou estruturas tridimensionais usando a dobradura de papel plano.
Em seguida, os modelos são cortados a partir de peças únicas em tecido de PET reciclado, estilo origami, dobrado e costurado estrategicamente. Dez padrões básicos resultam em camisas estruturadas, saias, calças e vestidos. A vantagem disso? Redução vertiginosa dos resíduos têxteis com maior aproveitamento do tecido.
A dobradura usada para gerar peças com elegância e graciosidade. A coleção “132 5. ISSEY MIYAKE” funde a matemática da dobradura e a arte da confecção de roupas na direção da eco moda . Estabelecer novas relações entre o vestuário, a forma humana e o meio ambiente.
Issey é conhecido por acompanhar rigorosamente toda sua linha de produção, preocupando-se com o meio ambiente e com seus recursos humanos. A consciência de que nossos recursos naturais estão em risco e a necessidade de um comércio justo são a base para que seu ateliê busque, através de pesquisas sérias, novas formas de criação que além de valorizar a estética, tenham valor ético para que a criação continue sendo uma arte que traga alegria, harmonia e bem estar.



Transformando sacos plásticos em lindas botas de chuva



Louie Rigano é um designer que teve uma idéia muito criativa: criou botas de chuva que utilizam sacolas plásticas como matéria-prima e que são bem fáceis de produzir.
Além de resolver um grande problema ecológico já que uma sacola demora mais de 100 anos para decompor o seu design criou uma oportunidade de fonte de renda para os catadores de lixo argentinos conhecidos por Cartoneros.
Os sacos plástico que são descartados aos milhares se transformam em uma matéria-prima abundante e como o processo de fabricação é simples todas as estapas podem ser feitas pelos próprios catadores criando uma oportunidade muito bacana de geração de renda.
O processo consiste basicamente em prensar os sacos de plástico para criar folhas do material uma curiosidade é que entre as folhas são inseridas gases para possibilitar a costura da bota.
O coletivo Waste For Life ensina, divulga e presta asessoria para os processos, é uma maneira inteligente de manter e expandir o projeto.
É com exemplos como este que podemos dizer que o design salva vidas.



Sapatos feitos com televisão reciclada! Sim, televisão.


Depois do chapéu feito com fitas cassetes recicladas e as carteiras feitas com gravatas chegou a vez dos sapatos feitos de televisões recicladas. Sim, acredite é verdade, televisão!
A marca de sapatos Olsenhaus desenvolveu toda a sua coleção outuno/inverno com a inovadora microfibra de polyester feita com a tela de televisões quebradas.
Os sapatos são de extremo bom gosto e fazem um excelente uso do material inovador, é imperceptível aos olhos e no conforto.
E vem mais por ai, a designer e proprietária Elizabeth Olsen esta desenvolvendo novos materiais como uma sola de borracha com serragem e sapatos salto-altos com a matéria prima de resíduos plásticos conhecida como “plastic pellets” que polui os mares do nosso planeta.
   Empolgante não?



Chapéu feito de Fitas Cassetes Recicladas
http://www.youtube.com/watch?v=oEqR_Pi9KQ4Os Designers Alyce Santoro e Julio Cesar criaram um chapéu feito com o tecido Sonic Fabric que combina 50% de fitas cassetes recicladas com 50% de poliester.
E o mais incrível é que você pode literalmente escutar o tecido.
Com um walkman adaptado é possível escutar segmentos de audio que estão gravados no tecido.




Transformando granadas e pistolas em jóias ecológicas...





Oque? Pistolas e granadas podem virar jóias? Sim, e é exatamente isto que o The Gun Reclamation Project esta fazendo em Nova Iorque.
O projeto recolhe armamentos da população e os transforma em jóias, pinos de granadas se transformam em gargantilhas e gatilhos de pistolas são reciclados e se transformam em correntes para calça.
Com o conceito de transformar as armas em objetos de paz a coleção chamada B-Side Jewelry foi lançada ontem em um evento na cidade e amplifica a mensagem de que é possível transformar e reciclar qualquer tipo de material e idéia.
Uma criativa ação e uma mensagem de paz, melhor impossível.

Nenhum comentário: