/> Ecológica de Salto: São Luís corre risco de desastre ambiental.

domingo, 14 de novembro de 2010

São Luís corre risco de desastre ambiental.

22 de outubro de 2010 às 14:28
Central de Notícias


Deputado fez um alerta para o perigo de desastre ambiental que os tanques de lixo tóxico da Alumar podem causar a São Luís. Segundo ele, a fábrica mantém quatro tanques de 50 hectares (equivalente a 50 campos de futebol) com um líquido alcalino, semelhante ao que causou o desastre ambiental de grandes proporções no Rio Danúbio, na Hungria.
"Se isso acontecer aqui (os tanques romperem e o lixo se espalhar), a ilha vai virar um lamaçal e todos os rios e mares vão ser contaminados. Todas as águas, o subsolo... Nós vamos pagar aqui água mais caro que gasolina", declarou.
As paredes dos tanques são feitos com camadas de concreto e camadas de plásticos, além dos filtros que seriam para despoluir a água. "O resíduo deste filtro está indo direto para o lençol freático da ilha. Eles consomem 360 mil litros de água por hora sem pagar um centavo".
"Agora o desastre ambiental está acontecendo longe daqui, mas o nosso problema está dentro de casa. Nós moramos numa ilha. Se um tanque daquele vier a rebentar, pode ter certeza, aqui vão morrer milhares de pessoas", afirmou.
O parlamentar em questão lembrou que propôs uma CPI (Comissão Paramentar de Inquérito) para investigar a Alumar, que chegou a colher 25 assinaturas, mas 12 foram retiradas antes que a comissão pudesse ser implantada. "Vim aqui a esta tribuna, falei, bati e não tive ajuda". Hoje ele propôs a formação de uma comissão de deputados e técnicos para ir até a Alcoa para ver de perto os tanques e pediu que a Comissão de Meio Ambiente realize uma audiência pública sobre o tema.
Mais informções na Agência Assembleia.
Na foto google, lagoas de decantação com a lama vermelha da fantástica fábrica de alumínio instalada na Ilha de São Luís-Ma, à beira do Atlântico. 

"Há alguns anos essas mesmas áreas eram usadas para plantação ativa de legumes e ervas, através de uma comunidade japonesa, praticamente expurgada da localidade Maracanã por indenizações discutíveis. Em razão disso minha cidade vive à procura de fornecedores de frutas, legumes e ervas, batendo na porta de piauienses e cearenses para ter os produtos à mesa", dizia o professor Nascimento Moraes Filho, ecologista ludovicense, já falecido.

ANIMAIS DA ÁFRICA

Um cantinho para apreciar os animais com as fotos mais belas e famosas do mundo. Afinal foi tirada, nada mais nada menos que por: 

NICK BRANDT
 

Nenhum comentário: