/> Ecológica de Salto: A biodiversidade e a cultura do Nordeste, em livro

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A biodiversidade e a cultura do Nordeste, em livro



Escrita pelo conterrâneo Melquíades Pinto Paiva, a obra “Nordeste do Brasil – Terra, mar e gente” apresenta um pouco da biodiversidade e da cultura nordestina, revelando uma porção de curiosidades sobre essa região do país.

Aos 80 anos de idade, o respeitado pesquisador cearense Melquíades Pinto Paiva reuniu todo o conhecimento que adquiriu sobre o nordeste, a partir das suas experiências de vida e dos livros, para produzir a obra “Nordeste do Brasil – Terra, mar e gente”.

Publicado pela editora Õte, o livro apresenta uma série de particularidades naturais, geográficas e culturais dessa região brasileira, que possui o terceiro maior território do país e engloba nove Estados brasileiros.

Para isso, o autor dividiu o livro em três grandes capítulos, que fazem referência ao nome da obra. O primeiro, intitulado “Terra”, apresenta os recursos minerais e a biodiversidade terrestre da região, enquanto o capítulo “Mar”, que vem em seguida, desvenda a fauna e flora marinha do Nordeste, além de oferecer informações a respeito da pesca e da explotação lagosteira no litoral nordestino.

Por fim, no terceiro capítulo do livro, que recebe o nome de “Gente”, Melquíades revela curiosidades a respeito da formação cultural dos nordestinos e dos hábitos que possuem em seu dia-a-dia, utilizando, inclusive, citações de grandes nomes da cultura popular brasileira, como Patativa do Assaré e Luiz Gonzaga. Nesse capítulo, o autor ainda aproveita para debater por que os programas de desenvolvimento humano aplicados na região são tão ineficientes.

O livro “Nordeste do Brasil – Terra, mar e gente” foi lançado oficialmente, hoje, dia 16 de novembro, em São Paulo, e conta ainda com encartes que listam as plantas nativas da caatinga, as espécies da fauna nordestina que estão em extinção e, também, os principais depósitos minerais da região.

Nordeste do Brasil – Terra, mar e gente
Autor: Melquíades Pinto Paiva
Editora Õte
408 páginas
R$ 65

 

Nenhum comentário: