/> Ecológica de Salto

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Meio Ambiente e Espiritualidade - Leonardo Boff



ECOLOGIA E ESPIRITUALlDADE
A Carta da Terra, um dos documentos éticos mais consistentes dos últimos anos e já assumido peta Unesco representa a nova consciência ecológica da Humanidade, O texto abre com estas palavras dramáticas:
Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a Humanidade deve escolher o seu futuro... ou formar uma aliança global para cuidar da Te"a e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida.

Esse alarme não é infundado, pois nas últimas décadas temos construído o principio da autodestruição. A máquina de morte das armas nucleares, químicas e biológicas é de tal destrutividade que somente com uma porcentagem delas podemos danificar substancialmente a biosfera e abortar o projeto humano. Como espécie Homo sapíens et demens - temos ocupado já 83% do planeta, explorando para nosso proveito quase todos os recursos naturais. A voracidade é tal, que temos depredado os ecossistemas a ponto de a Terra ter superado já em 20% sua capacidade de suporte e regeneração. Mais ainda, fizemo-nos reféns de um modelo civilizatório depredador e consumista que, se universalizado, demandaria três planetas semelhantes ao nosso. Evidentemente isso é impossível, o que comprova a falta completa de sustentabilidade de nosso modo de produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Não são poucos os analistas do estado da Terra que advertem: ou mudamos de padrão de relacionamento com a Terra ou vamos ao encontro do pior.


A URGÊNCIA DA ESPIRITUALIDADE NA CRISE ATUAL

É nesse contexto dramático que surge a urgência da espiritualidade. 8a possui um valor em si, independentemente das conjunturas históricas, como essa descrita acima. Mas, atualmente, em situação de alto risco, parcamente conscientizado pela maioria dos seres humanos, ela é invocada urgentemente, pois representa uma das fontes secretas de um novo modo de ser que nos poderá salvar. Por que, exatamente, a espiritualidade? Porque em seu seio, normalmente, irrompem os grandes sonhos para cima e para frente, sonhos que podem inspirar práticas salvacionistas. Notáveis antropólogos, como Claude Lévi-Strauss e C. Geertz, têm afirmado que quando um paradigma civilizatório entra em crise, quando as estrelas-guias se obnubilam e o horizonte de esperança de um povo perde sua capacidade de gerar sentido, emerge, irreprimivelmente, a espiritual idade. É o que ocorre hoje, praticamente, em todas as culturas e no mundo inteiro.

Que significa aqui a espiritualidade? Sem detalharmos a resposta que surgirá logo a seguir, espiritualidade é uma nova experiência do ser, o irromper de um novo sonho, o vislumbrar de uma outra ordem, capaz de ordenar o caos que se instalou. Trata-se aqui de uma experiência de sentido novo, e não de um saber codificado. Tudo o que tem a ver com a experiência profunda do ser humano, com seu mergulhar nas raízes últimas da realidade, antes que esta se organize em ordem e sistema, em saber e instituição, constitui o campo da experiência do espírito, donde vem espiritualidade. Espírito representa a força criadora e ordenadora presente no ser humano, a capacidade de rasgar sentidos novos a partir das virtualidades presentes na própria realidade. Desta experiência espiritual nascem os paradigmas civilizacionais, capazes de fazer outra história e suscitar esperança às comunidades humanas e às pessoas.

Normalmente, a espiritualidade encontra seu nicho natural no seio das religiões. Elas nascem da experiência espiritual do fundador, do profeta e do carismático. No seio delas se elaboram as grandes utopias da Humanidade, visões de um sentido que transcende a fugacidade dos tempos e alcança a transcendência e a eternidade. Em épocas de crise, constituem elas o húmus fértil de novas perspectivas. São elas que permitem a passagem de um paradigma a outro, mantendo o continuum da história humana.

Mas a espiritualidade não configura monopólio das religiões, embora sejam o campo privilegiado de sua emergência e expressão. A espiritual idade representa uma dimensão do profundo humano. Ela pertence estruturalmente ao ser humano com o mesmo direito de cidadania como o poder, a sexualidade, a racionalidade e o enternecimento Por isso ela emerge nas pessoas mesmo que estas não tenham nenhuma inscrição religiosa definida. Esta espiritualidade antropológica deverá ser evocada quando abordarmos o tema da espiritualidade e da ecologia.

Por fim, há de se superar o antropocentrismo, tão visceral em nossa cultura. A espiritualidade se dá nas religiões e em cada ser humano, mas ela vai além, se encontra também na própria estrutura do universo. O espírito está em nós porque, anteriormente, está no universo, do qual somos parte e parcela. A Carta da Terra alude a isso quando se refere ao nosso "parentesco com toda a vida" e ao "mistério da existência", em face do qual cabe nossa "reverência, humildade e gratidão”.

Em nossa exposição obedeceremos à seguinte estratégia: em primeiro lugar, consideraremos a contribuição da espiritualidade de fundo religioso para a preservação ecológica; em segundo lugar, nos acercaremos da espiritualidade antropológica e seu significado para a ecologia; e, por fim, a espiritualidade cósmica como derradeira atitude de benevolência e comunhão com toda a realidade.


A ESPIRITUALIDADE RELIGIOSA: O MUNDO É SACRAMENTO
As religiões todas vêem a realidade sub specíe aetemítatís (na perspectiva da eternidade), vale dizer, na ótica de Deus. Deus é experienciado como a Fonte originária de todo o ser. Ele é experienciado como criador, provedor e sustentador do céu e da terra e de tudo o que eles contêm. Ao criar, ele deixou marcas de seu gesto divino em todas as coisas. Todas são seus filhos e filhas. Ele não se deixa ver diretamente. Mas transparece em tudo que saiu dele. Por isso o universo, as estrelas, a imensa diversidade dos seres, especialmente os vivos e entre eles os seres humanos, comparecem como sacramentos de Deus. Vale dizer, são sinais de sua inefável presença e instrumentos de sua atuação no mundo. Ele não tem senão nossos braços para mover o mundo humano.

Para a pessoa religiosa, tudo vem perpassado de energias divinas, como o testemunham tão bem as religiões afro-brasileiras entre outras. Em face delas, se impõem a reverência, o respeito e a devoção. Deus está presente no mundo e o mundo em Deus, sem distância e mediação. É o que a teologia cristã chama de panenteísmo e que outras tradições conhecem por termos equivalentes. Mas importa não confundir panenteísmo com panteísmo. No panteísmo, tudo, indiferenciadamente, é Deus: os objetos, as montanhas, cada pessoa. No panenteísmo se mantém a diferença irredutível (um é Criador e o outro é criatura), mas se acentua a mútua presença e a interpenetração.

Na teologia cristã se prolonga esta intuição com a fé na encarnação de Deus. Ele assumiu o ser humano e, através dele, de alguma forma, todas as coisas. Elas começam a pertencer a Deus. Deus se faz ser humano para que ó ser humano junto com todo o universo se faça Deus. Tal evento confere uma dignidade inaudita a cada criatura, pois comparece corno lugar onde Deus mesmo pode ser encontrado.

Diz-se também que o Espírito penetrou a criação, vitalizando-a e conduzindo-a rumo a sua culminância bem-aventurada, quando explodirá e implodirá para dentro de Deus. Uma antiga tradição transmitida pelos místicos da Igreja Ortodoxa grega diz: "O Espírito dorme na pedra, sonha na flor, acorda nos animais e sabe que está acordado nos seres humanos." Ele é o Spírítus Creator

Esta é a compreensão dos professantes da fé cristã. Isso, entretanto, não é ainda espiritualidade, mas doutrina. A espiritualidade surge quando a doutrina deixa de ser doutrina e passa a ser experiência interior, quando passa do intelecto para o coração. Então ela se transforma em comoção e celebração Não basta dizer que todos os seres são filhos e filhas de Deus. Para fazer surgir a espiritualidade, importa sentir essa verdade, abraçar a cada ser, cuidar dele como se cuida de um ente querido. Foi o que vivenciou Francisco de Assis com sua mística cósmica. Abraçando o mundo, ele estava abraçando Deus e vendo-o na lesma do caminho, no irmão Sol e na água cristalina. .

Essa experiência é carregada de conseqüências ecológicas. Precisamos de reverência e cuidado em face de cada ser. Aí descobrimos a fraternidade e a sonoridade universais. Só assim pomos limites à nossa voracidade e regressamos à comunidade terrenal e cósmica da qual nos exilamos.


ESPIRITUALlDADE ANTROPOLÓGICA: O PONTO DEUS
O ser humano possui, em primeiro lugar, exterioridade expressa pelo corpo. Mediante ele, somos parte do universo, compostos com os mesmos elementos físico-químicos que as estrelas, e nos fazemos presentes uns aos outros. Em segundo lugar, o ser humano possui também interioridade expressa pela nossa psique. É o universo de desejos, emoções, imagens poderosas, arquétipos, idéias, visões de mundo que estão dentro de nós. Ao captarmos pelos sentidos corporais e espirituais ou pela intuição as coisas, elas são internalizadas e se transformam em imagens e símbolos. Elas falam e nós podemos captar sua mensagem. A montanha não é apenas montanha. Ela nos evoca majestade. O mar encapelado não é apenas mar. Ele nos faz entender o que é a violência indomável. Os olhos de uma criança não são apenas olhos. Eles revelam o mistério e a profundidade da vida. A pessoa amada, já o dizia Freud, é sempre também a pessoa imaginada, idealizada e transfigurada.            .

Nós não existimos senão que coexistimos, sempre junto com outros seres com os quais mantemos relações de troca e de inter-retro-dependência. Nosso eu não fica recluso em si mesmo, mas ele é habitado pela casa que habitamos, pela rua familiar em que moramos, pela cidade natal em que vivemos, pelo local de trabalho onde exercemos nossa profissão, pelos animais domésticos, pelas paisagens inesquecíveis de nossa história pessoal, pela pátria que amamos e pela Terra, a única Casa Comum que temos para habitar. Essas realidades não são meros fatos, são valores, o mundo das excelências. Sem eles morre ríamos de esterilidade e de solidão.

O ser humano possui também profundidade. Só ele coloca questões terminais, sempre presentes na agenda humana: de onde viemos, para onde vamos, que estamos fazendo aqui no mundo, que podemos esperar depois desta vida, por que sofremos com a traição do amigo e choramos tanto com a morte da pessoa querida? O que se esconde por detrás das estrelas? Qual é o fio condutor que tudo sustenta e faz com que o universo não caia sobre nossas cabeças, mas surja como harmonia sutil que encantou os salmistas como Davi e fascinou cientistas como Einstein? Por que o ser humano é perpassado por uma ânsia infinita de felicidade e de vida sem fim? Ele identificou na evolução cósmica aquele Vazio fecundo, aquele Estado de energia insondável de fundo, do qual tudo promana, a presença do Mistério que cerca todas as coisas, que as culturas humanas chamaram de Deus. Com Ele pode se relacionar na oração, que é um dialogar e intercambiar amorosamente com Deus. Pode entregar-se à meditação pela qual escuta o que Ele tem a dizer. Quando tais eventos bem-aventurados surgem, aparece aquilo que é a dimensão do profundo do ser humano, aquilo que chamamos espírito. Especialmente aparece o espírito quando na nossa consciência nos sentimos parte e parcela do Todo que nos desborda. E quando emerge em nós a responsabilidade pelo mundo ao nosso derredor, damo-nos conta de que podemos ser o Satã da Terra, bem como seu anjo bom e protetor. Somos chamados a ser o jardineiro que cuida e completa a obra deixada incompleta por Deus. É então que irrompe em nós a dimensão ética, de cuidado e responsabilização pelas coisas ao nosso redor. Espiritualidade consiste em cultivar esse espaço de profundidade, em enriquecer o centro de nós mesmos, em alimentar a dimensão do espírito com a amorosidade. a solidariedade, a compaixão, o perdão e o cuidado para com todas as coisas. Por tais valores e atitudes se revela o espírito e se urde a espiritualidade. Quando vivemos esta espiritualidade nos sentimos engrandecidos.e.nos descobrimos como projeto infinito. Somente o Infinito pode saciar nossa fome infinita.

Pesquisas recentíssimas, do final do século 20, feitas por neuropsicólogos (Michael Persinger e V. S. Ramachandran), por neurologistas (Wolf Singer. por neurolingüistas (Terrance Deacon) e por técnicos em magnetoencefalografia, detectaram o que foi chamado o "ponto Deus" no cérebro. Sempre que se abordam as questões espirituais elencadas acima verifica-se empiricamente uma excitação nos lobos frontais do cérebro. Esses lobos frontais estão ligados ao cérebro límbico, o centro das emoções e dos valores. Isso significa que a percepção do "ponto Deus" está vinculada não a uma idéia, mas a um fator emocional e experiencial, como dizíamos, à espiritualidade. Esse "ponto Deus" surgiu no processo cosmogênico e antropogênico para atender a um propósito evolutivo: captar e conscientizar, através do ser humano, a presença de Deus na dinâmica universal e em cada coisa. É no ser humano que irrompe esta consciência de Deus e do Sagrado. É nele que se elabora a espiritualidade. Em razão disso, afirmam estudiosos como a física quântica Danah Zohar e o psiquiatra lan Marshall que nos seres humanos não vigora apenas a inteligência intelectual e a inteligência emocional, mas também a inteligência espiritual.

Transformando esse dado objetivo, a inteligência espiritual, em projeto consciente, reforçamos a espiritualidade como dimensão central de uma vida aberta, sensível, atenta às múltiplas dimensões do humano. Esta espiritualidade nos leva a cuidar da vida em rodas as suas formas porque vemos nelas excelência e valor. Tudo que existe merece existir. Tudo que vive merece viver. Ela nos ajuda a superar a perigosa lógica do interesse, dominante hoje, pela qual dominamos e nos apropriamos das coisas para o nosso uso e desfrute. Ela nos facilita a darmos lugar à lógica da convivência, da cordialidade, da reverência em face da" alteridade e da comunhão com todas as coisas e com Deus. A integração da inteligência espiritual às outras duas formas de inteligência (a intelectual e a emocional) nos abre à comunhão amorosa com todas as coisas, numa atmosfera de respeito e de reverência para com os demais seres, a maioria deles muito mais ancestrais que nós, acolhidos como companheiros e companheiras na grande aventura terrenal e cósmica.


O UNIVERSO AUTOCONSCIENTE E ESPIRITUAL
Nas reflexões da moderna cosmologia e física quântica (como em David Bohm, lIya Prigogine, Danah Zohar, Brian Swimme, A Goswami e o!Jtros) se sustenta a tese segundo a qual a consciência e o espírito são fenômenos quânticos, que emergem do transfundo das infinitas virtualidades da Fonte alimentadora de tudo (vácuo quântico). Assim como nosso ser físico surgiu no processo cosmogênico, assim também nosso ser espiritual. Ambos são tão ancestrais como o universo. Por espírito se entende a capacidade das energias primordiais e da própria matéria de interagirem entre si, de se autocriarem (autopoiese), de se auto-organizarem, de se constituírem em sistemas abertos, de se comunicarem e formarem teias cada vez mais complexas de inter-retro-relações que sustentam o inteiro universo. O espírito é fundamentalmente relação, interação e auto-organização em distintos níveis de realização. Desde o primeiríssimo momento da explosão primordial criaram-se relações e interações, gestando unidades ainda rudimentares (dois quarks e prótons) que foram se organizando de forma sempre mais complexa. Era a alvorada do espírito. O universo é cheio de espírito porque é reativo, pan-relacional e criativo, Nesse sentido não há seres inertes, à diferença de outros setes, chamados vivos. Todos participam, em seu grau, do espírito, da consciência e da vida. A diferença entre o espírito de uma montanha e o espírito humano não é de princípio, mas de grau. O princípio de interação e criação se realiza em ambos, apenas de forma diferente. O espírito humano é esse espírito cósmico que chega à autoconsciência, à fala e à comunicação consciente. O espírito que perpassa todas as coisas ganha uma concretização especial nos homens e nas mulheres.

Se o espírito é vida e relação, então o seu oposto não é matéria, mas morte, ausência de relação. A matéria é um campo altamente carregado de energia e de interações. Espiritualidade, neste contexto, é a potenciação máxima da vida, é compromisso com a proteção e expansão da vida. Não apenas da vida humana, mas da vida em toda a sua incomensurável diversidade e em todas as suas fases de realização.

Vivenciar o universo como vivente, a Terra corno Gaia, superorganismo vivo e Grande Mãe, sentir a natureza como fonte de irradiação vital e comungar com cada ser que encontramos como portador de propósito, irmão e irmã de aventura nesse imenso universo, é mostrar -se um ser espiritual, é realizar a espiritualidade ecológica em grau eminente, hoje absolutamente necessário à sobrevivência da biosfera.



O futuro da Terra como um planeta pequeno e limitado, da Humanidade que não para de aumentar, dos ecossistemas fatigados pelo excessivo estresse do processo industrialista, das pessoas humanas, confusas, perdidas, espiritualmente embotadas mas ansiosas por formas de vida mais simples, transparentes, autênticas e cheias de sentido, esse futuro depende de nossa capacidade de desenvolvermos ou não uma espiritualidade ecológica. Não basta sermos apenas racionais e religiosos. Mais que tudo, temos que ser sensíveis uns aos outros, cooperativos em todas as nossas atividades, respeitadores dos demais seres da natureza; numa palavra, devemos ser espirituais. Só então irradiaremos como seres responsáveis e benevolentes com todas as formas de vida, amantes de nossa Mãe Terra e veneradores da única Fonte donde promana todo ser e toda bem-aventurança.
 

2011 é o Ano Internacional das Florestas

Celebrando o verde

2011 é o Ano Internacional das Florestas

As florestas cobrem 31% de toda a área terrestre do planeta e têm responsabilidade direta na garantia da sobrevivência de 1,6 bilhões de pessoas e de 80% da biodiversidade terrestre. Pela importância que têm para o planeta, elas merecem ser mais preservadas e valorizadas e, por isso, a ONU declarou que 2011 será o Ano Internacional das Florestas

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Pantanal, Mato Grosso, Brazil - Birdwatching along Transpanteira

Coral reef fish danger - Blue Planet - BBC Environment

A biodiversidade e a cultura do Nordeste, em livro



Escrita pelo conterrâneo Melquíades Pinto Paiva, a obra “Nordeste do Brasil – Terra, mar e gente” apresenta um pouco da biodiversidade e da cultura nordestina, revelando uma porção de curiosidades sobre essa região do país.

Aos 80 anos de idade, o respeitado pesquisador cearense Melquíades Pinto Paiva reuniu todo o conhecimento que adquiriu sobre o nordeste, a partir das suas experiências de vida e dos livros, para produzir a obra “Nordeste do Brasil – Terra, mar e gente”.

Publicado pela editora Õte, o livro apresenta uma série de particularidades naturais, geográficas e culturais dessa região brasileira, que possui o terceiro maior território do país e engloba nove Estados brasileiros.

Para isso, o autor dividiu o livro em três grandes capítulos, que fazem referência ao nome da obra. O primeiro, intitulado “Terra”, apresenta os recursos minerais e a biodiversidade terrestre da região, enquanto o capítulo “Mar”, que vem em seguida, desvenda a fauna e flora marinha do Nordeste, além de oferecer informações a respeito da pesca e da explotação lagosteira no litoral nordestino.

Por fim, no terceiro capítulo do livro, que recebe o nome de “Gente”, Melquíades revela curiosidades a respeito da formação cultural dos nordestinos e dos hábitos que possuem em seu dia-a-dia, utilizando, inclusive, citações de grandes nomes da cultura popular brasileira, como Patativa do Assaré e Luiz Gonzaga. Nesse capítulo, o autor ainda aproveita para debater por que os programas de desenvolvimento humano aplicados na região são tão ineficientes.

O livro “Nordeste do Brasil – Terra, mar e gente” foi lançado oficialmente, hoje, dia 16 de novembro, em São Paulo, e conta ainda com encartes que listam as plantas nativas da caatinga, as espécies da fauna nordestina que estão em extinção e, também, os principais depósitos minerais da região.

Nordeste do Brasil – Terra, mar e gente
Autor: Melquíades Pinto Paiva
Editora Õte
408 páginas
R$ 65

 

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A História do Papai Noel Verde

SEMA e FUNASA realizam Oficina de Educação em Saude e Meio Ambiente no município de Mirinzal/Ma


A Coordenação Regional da Funasa no Maranhão (Core/MA) em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) realizou no período de 03 a 08 de novembro, na comunidade quilombola de Graça de Deus, no município de Mirinzal/MA, a oficina de educação em saúde e ambiental.

O objetivo da Oficina foi compartilhar informações, conhecimentos, dicas e sugestões de práticas saudáveis visando à promoção da saúde e proteção do meio ambiente à comunidade quilombola.

Para Conceição Silva da equipe de educação em saúde, esta oficina é uma continuidade das ações pactuadas na comunidade Graça de Deus. Segundo ela foram trabalhados os conteúdos de educação em saúde, palestras sobre educação ambiental com ênfase no manejo adequado do lixo e o reaproveitamento de materiais recicláveis (plásticos, garrafas pet, etc.).

Eliane Alhadef,Chefe do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) ressaltou a importância da parceria com a Funasa. “A parceria entre órgãos tem sempre um resultado positivo porque permite a integração de abordagens diferentes sobre um mesmo conteúdo”. E acrescentou “trazer ações de educação em saúde e ambiental para as comunidades quilombolas é trazer a identidade delas para política pública, porque são ações discutidas e construídas dentro do espaço sócio cultural em que estão inseridas”.

Para Telma Regina, presidente da Associação dos Quilombolas de Graça de Deus “a família Funasa para a nossa comunidade, é de extrema importância, o que temos hoje agradecemos muito a ela, tanto na implantação do Sistema de abastecimento de água quanto nas melhorias sanitárias domiciliares e mais uma vez vem acrescentar conhecimentos que levaremos para a comunidade e para a nossa saúde”, ressaltou.

Estavam presentes técnicos da Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde (Ascom), técnicos da SEMA, o secretário de meio ambiente de Mirinzal, Ivo Canuto Fonseca e lideranças quilombolas.

No final do evento foi apresentada uma dança de tambor de crioula formado por adolescentes da comunidade, além uma literatura de cordel de autoria do servidor Paulo Roberto Gomes Leite Vieira sobre a oficina.

Fonte: FUNASA

Emap desenvolve ações em sustentabilidade ambiental


Quanto maior é o interesse na instalação de novos empreendimentos industriais no estado, maior é a preocupação da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) com o desenvolvimento sustentável e a prevenção de acidentes que possam trazer prejuízos ao meio ambiente. Para tanto, estão sendo firmadas parcerias que permitam ampliar as ações e pesquisas já realizadas nessa área.  Por isso, “Sustentabilidade Ambiental do Porto do Itaqui” e “Plano de Contingenciamento da Baía de São Marcos” serão alguns dos temas em discussão durante a 4ª Semana de Meio Ambiente da Emap, a ser realizada, nestas terça (1º) e quarta-feira (2), no auditório da Emap.

“No primeiro dia do evento será assinada uma carta de intenção de convênio entre a Emap e a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) com o objetivo de desenvolver trabalhos técnicos e científicos, a fim de atender as necessidades do Complexo Portuário do Itaqui, assim como, criar novas linhas de pesquisa para os alunos da universidade. “Dentre os trabalhos que se pretende realizar está o desenvolvimento de um programa de monitoramento permanente no porto e a modelagem matemática para plano de emergência individual”, como o explicou Daniel Aroucha, coordenador de Meio Ambiente da Emap.

Também estão sendo feitos esforços para a implantação da Agenda Ambiental Portuária no Itaqui. Isso significa a implantação de instrumentos de controle de impactos e de proteção ambiental, incorporação de princípios de gestão e ordenamento territorial, observação de áreas de risco, identificação e avaliação de áreas críticas e de preservação ambiental, tratamento de resíduos e efluentes e gestão dos locais para descarte de material dragado, entre outros.

Uma outra iniciativa é o treinamento de comunidades pesqueiras para auxiliar na prevenção, monitoramento e combate a acidentes ambientais que possam vir a ocorrer em função de atividades portuárias na Baía de São Marcos.  A ação da Emap tem a parceria da empresa Hidroclean, responsável pelo Centro de Defesa Ambiental do Itaqui (CDA).

Serão treinados pescadores da Vila Maranhão, Taim e Rio dos Cachorros, assim como dos municípios da Raposa e São José de Ribamar. “Os cursos e treinamentos incluem, entre outros assuntos, educação ambiental, gestão de resíduos e de recursos hídricos”, explicou Daniel Aroucha, coordenador de Meio Ambiente da Emap.

Ele acrescentou que esse esforço integra uma ação mais ampla, que é a implantação do Plano de Contingenciamento da Baía de São Marcos. “Isso é fundamental para o porto e a comunidade precisa ser envolvida na prevenção e controle de acidentes ambientais. O Porto do Itaqui, acrescentou ele, possui um dos melhores Centros de Defesa Ambiental do Norte e Nordeste e está recebendo mais equipamentos que auxiliam em caso de acidentes como vazamento de óleo, a exemplo de barreiras, cordões, mantas e kits de atendimentos.

IBAMA discute em São Luís meios de garantir sustentabilidade





SÃO LUÍS – O Nordeste é a região que mais cresce no Brasil atualmente. Com a expansão de grandes empreendimentos é também onde mais se cata e se come caranguejo. Por isso, o Nordeste tem sido o centro das atenções do IBAMA. Todos os superintendentes estaduais do instituto da região estão reunidos em São Luís.
A idéia do encontro é elaborar estratégias para solucionar problemas de diversos setores, principalmente os causados pelos atritos, muitas vezes, existentes em um mesmo lugar entre o IBAMA e outros órgãos ligados ao meio ambiente.
Um dos problemas mais graves da região, segundo o IBAMA, é a dificuldade na fiscalização da cata ilegal do caranguejo, já que o Nordeste tem o maior litoral do país.
No fim de semana, uma operação do IBAMA e do batalhão ambiental apreendeu mais de seis mil caranguejos, em Alagoas. Nove pessoas foram autuadas por venderem os crustáceos no período de defeso. Os animais foram levados para o mangue, mas segundo analistas ambientais, somente a metade deles sobreviveria.
O Maranhão é o maior produtor de caranguejo do Nordeste. Sozinho, é responsável por 43% de tudo o que é consumido na região. E isso somado ao potencial das terras e das águas maranhenses para atrair novos empreendimentos já é, por si só, motivo de preocupação.
Devido à expansão dos empreendimentos de exploração de gás e petróleo na região, o IBAMA prevê a criação de uma coordenação geral do setor ainda para este ano em Sergipe.

Rindspeed Bamboo: elétrico e charmoso

Desenvolvimento 




Este é a mais nova aposta ecológica da marca de carros mais conceitual do planeta - a suíça Rinspeed, comandada por Frank M. Rinderknecht -, que será lançado em março de 2011

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Suzana Camargo, de Zurique/Suíça

Todos os anos a marca suíça de carros conceituais Rinspeed* apresenta uma novidade ao mercado automobilístico. O grande lançamento sempre acontece durante o Salão Internacional do Automóvel em Genebra, no qual a Rinspeed já exibiu modelos inesquecíveis como o SQuba, em 2008. O carro, inspirado nos filmes de James Bond, andava embaixo d’água. E com emissão zero de poluentes, ou seja, sem poluir o ar ou a água.

Nos últimos anos, a empresa comandada pelo visionário Frank M. Rinderknecht tem investido em carros ecológicos, desenvolvidos com material reciclável e sustentável e movidos com energia limpa.

Para o Salão de Genebra do ano que vem, que será realizado entre 3 e 13 de março de 2011, a Rinspeed acaba de anunciar o próximo lançamento: o BamBoo. O design do protótipo lembra um carrinho de golfe em proporções um pouco maiores.

Como o próprio nome revela, grande parte dos componentes internos são feitos de fibra de bambu. O carro de quatro lugares e foi inspirado nos verões da década de 70 no sul da França, por isso a parte traseira aberta é perfeita para os dias quentes e ensolarados. O design do BamBoo privilegia a simplicidade. “É a estética na sua mais pura forma”, destaca Rinderknecht.
O Rinspeed BamBoo é um veículo elétrico que utiliza bateria LiFe PO4. Pesa aproximadamente uma tonelada, tem 1.60 metro de altura e atinge uma velocidade máxima de 120 km/h.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Sustentabilidade: Faça sua parte!!!

Conheça 38 dicas de sustentabilidade para você aplicar todos os dias (sem exceção)

Faça de seu dia a dia os princípios fundamentais de uma atitude responsável em relação ao planeta

A consultoria gaúcha Molter, com 30 anos de atuação, disponibiliza em seu site 53 dicas para, com pequenos e rotineiros gestos, cuidar do planeta.

1-Utilize a quantidade máxima de água indicada pelo fabricante na lavadora;

2-Banhos de banheira consomem três vezes mais água. Evite-os;

3-Varra quintais e calçadas com a vassoura e não com jatos de água;

4-Feche a torneira ao escovar os dentes;

5-Regue jardins e plantas pela manhã ou no fim da tarde, evitando que o sol evapore a água utilizada;

6-Colete a água da chuva. Ela será útil para regar plantas, lavar o carro, a calçada...

7-Armazene óleo de cozinha usado e entregue a entidades que o destinarão de forma responsável;

8-Configure seu computador para que o monitor desligue em caso de inatividade;

9-Evite posicionar a geladeira próxima ao fogão ou em locais diretamente atingidos pelo sol;

10-Antes de armazenar alimentos na geladeira, deixe-os esfriar naturalmente;

11-Na geladeira, deixe espaço entre os itens – o ar resfriado circulará melhor;

12-Sempre que puder, desligue os aparelhos da tomada;

13-Evite o uso de aparelhos elétricos em horários de pico (18h-21h);

14-Use escadas para subir ou descer poucos andares;

15-Vai reformar ou redecorar a casa? Abuse da iluminação natural com telhas de vidro, cortinas claras, janelas amplas...

16-Lâmpadas fluorescentes iluminam mais e gastam menos;

17-Compre produtos com o selo Procel – são mais econômicos no uso de energia;

18-Tire produtos congelados com antecedência do freezer em vez de usar o micro-ondas para descongelá-los;

19-Use panela de pressão para cozinhar grãos e carnes;

20-Mantenha lâmpadas e luminárias limpas para conseguir melhor aproveitamento da luz;

21-Prefira ventilador a condicionador de ar;

22-Regule o termostato da geladeira;

23-Tampe sempre as panelas, isso economiza gás;

24-Corte papéis usados para rascunhos;

25-Revise (sempre) qualquer documento antes de imprimir para evitar novas impressões;

26-Combine com os vizinhos e uma cooperativa de catadores o dia da coleta de recicláveis em seu condomínio ou quarteirão;

27-Não use vaso sanitário como lixo;

28-Busque produtos mais duráveis para evitar reposição freqüente;

29-Não descarte remédios vencidos no lixo comum – há farmácias que fazem essa coleta;

30-Adote o uso sistemático de produtos reciclados;

31-Prestigie empresas com responsabilidade social e ambiental;

32-Ao procurar um imóvel, lembre-se: ambientes voltados para o norte são mais frios no verão e mais quentes no inverno. Instale-se de maneira a aproveitar melhor esses ambientes;

33-Cores claras nas áreas internas são sinônimo de economia em sua casa;

34-Tendo espaço, plante árvores. Onde você puder;

35-Revise as instalações elétricas. Fios desencapados ou mal isolados provocam perda de energia;

36-Ande menos de carro;

37-Tenha sempre uma sacolinha de lixo dentro do carro;

38-Pergunte-se ao longo do dia: “fiz algo para a conservação do planeta hoje?”

Fonte: Planeta Terra meu Lugar

 

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Vídeo oficial Dia da Biodiversidade - Legendado

Livro explica princípios da medicina ecológica

Na obra “Medicina Ecológica – Descubra como cuidar da sua saúde sem sacrificar o planeta”, o médico Alex Botsaris apresenta os princípios da medicina ecológica, defendendo a ideia de que esse tipo de tratamento é benéfico para a saúde e, também, para o meio ambiente. O livro será lançado no RJ, em 11 de dezembro, e contará com palestra gratuita do autor


Mônica Nunes/Débora Spitzcovsky
 08/12/2010



A sociedade contemporânea depende em excesso dos medicamentos sintéticos e, muitas vezes, por puro hábito, recorre à química dos remédios para sanar doenças que podem ser curadas com soluções fitoterápicas. Esse é o pensamento do médico Alex Botsaris, que para tentar mudar essa realidade escreveu o livro “Medicina Ecológica – Descubra como cuidar da sua saúde sem sacrificar o planeta”.

Na obra, publicada pela editora Nova Era, o autor apresenta os principais conceitos da medicina ecológica, com a intenção de defender a ideia de que a melhor maneira de tratar e prevenir doenças é combinar as estratégias da medicina complementar – como homeopatia, fitoterapia e acupuntura – com os tratamentos convencionais.

Segundo ele, dessa forma é possível agredir menos o nosso organismo, já que não ingerimos tanta química, e ainda conservar o planeta. Isso porque, ao optar por insumos naturais, descartamos menos remédios sintéticos no lixo e, portanto, poluímos menos o meio ambiente.

Botsaris ainda aborda outros temas relacionados à medicina ecológica em seu livro. Entre eles:
– os problemas que as agressões ambientais acarretam para a saúde do homem;
– a influência da indústria farmacêutica nos tratamentos de saúde;
– os problemas do uso indiscriminado de produtos químicos na vida cotidiana e
– a má qualidade de vida nos centros urbanos.

A obra será lançada, oficialmente, no dia 11 de dezembro, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o autor, Alex Botsaris, ministrará uma palestra gratuita sobre medicina ecológica e haverá, também, distribuição de mudas de plantas medicinais. Os interessados em acompanhar o evento não precisam fazer inscrição prévia.

Medicina Ecológica – Descubra como cuidar da sua saúde sem sacrificar o planeta Autor: Alex Botsaris
Editora Nova Era
181 páginas
R$ 29,90

Lançamento do livro Data: 11 de dezembro
Horário: a partir das 16h
Local: Jardim Botânico
Endereço: Rua Jardim Botânico, nº 1008, Jardim Botânico – Rio de Janeiro/RJ